Neste episódio conversamos com Douglas Donin sobre seu trabalho envolvendo a propagação de informações na Internet.
Ajude o Segurança Legal a continuar existindo. Visite nossa campanha de financiamento coletivo e nos apoie!
Neste episódio contamos com a parceria da Ubu Editora. No episódio 192 sortearemos a obra Big Tech – A ascensão dos dados e a morte da política, de Evgeny Morozov entre os apoiadores. Para todos os ouvintes, disponibilizamos o cupom de desconto segurancalegal, que oferece 20% para compras no site (menos os livros em pré-venda e os de tiragem limitada, que são as edições especiais).
Podcast: Play in new window | Download
Subscribe: RSS
Tema principal em: 26:10
ShowNotes
- Links enviados pelo convidado
- The India WhatsApp video driving people to murder
- How WhatsApp Leads Mobs to Murder in India
- Indian state cuts internet after lynchings over online rumours
- WhatsApp Message Destroys 71% of Indian E-Commerce Firm’s Value
- Burned to death because of a rumour on WhatsApp
- Trapped in a hoax: survivors of conspiracy theories speak out
- Mulher espancada após boatos em rede social morre em Guarujá, SP
- Italiana suicida-se depois de vídeo de sexo ser divulgado na internet
- Adolescente de 16 anos de Veranópolis se suicida após ter fotos íntimas divulgadas na internet
- Decisão de juiz do Piauí manda tirar WhatsApp do ar em todo o Brasil
- WhatsApp: Justiça do RJ manda bloquear aplicativo em todo o Brasil
- Telegram: Whatsapp bloqueado faz app ter mais 500 mil brasileiros em 3h
- Disinformation and ‘fake news’
- A multi-dimensional approach to disinformation
- PL 6812/2017 – Dispõe sobre a tipificação criminal da divulgação ou compartilhamento de informação falsa ou incompleta na rede mundial de computadores e dá outras providências
- PL 9532/2018 – Altera a Lei nº 4.737, de 15 de julho de 1965, que institui o Código Eleitoral, para dispor sobre as fake news e dá outras providências
Ganhadores das Canecas do Segurança Legal
- Emilio Arimatea
- Guilherme Pereira
Trilhas: El Lentidigitador de Milton Arias
Olá pessoal,
Excelente dica de livro. Será útil para minha tese sobre conhecimento coletivo, enriquecimento e amadurecimento de ideias.
Sobre o assunto do episódio, não identifiquei o trabalho do Douglas Donin no showNotes, e também não encontrei no Scholar, apenas uma menção a uma apresentação com o título: “Incêndios Digitais: O Papel do Direito na Prevenção, Controle e Reparação de Danos Causados por Cascatas Informacionais na Internet”.
Por favor, há alguma publicação dele sobre o assunto?
Verdade, vim para show notes atrás desta info tbm.
SciELO, base de teses(bdtd), lume da UFRGS e nada. Buscando pelo título vi alguns painéis que ele participou mas nada que dê para visualizar a tese.
Bom dia, Willian
A dissertação dele ainda não foi apresentada, está sendo escrita no momento. Se não me engano, acho que falamos sobre isso no podcast.
Um abraço
Olá, William e Izaias.
Aqui é o Douglas. Ainda estou escrevendo a dissertação, minha previsão de apresentação é final do ano – depois disso, tomara, a ajeito para uma publicação mais voltada ao público em geral e à divulgação científica.
Mas, se quiserem, posso trocar material de pesquisa com vocês.
douglasdnn@gmail.com.
Olá podcasters e ouvintes do Segurança Legal.
Parabéns pelo episódio. Estava ouvindo-o e quando vocês falaram sobre o caso do Guarujá, me deu um aperto no coração, visto que morava naquele bairro à época do ocorrido e que era vizinha de um amigo.
A fanpage do Facebook já era muito conhecida na cidade pelo tom alarmista em que divulgava seus posts, geralmente com títulos click-bait ou com conteúdo, no mínimo, questionável (como por exemplo “Eles querem tirar esse vídeo do ar, repasse antes que isso aconteça”).
O fenômeno citado pelo Mestre Douglas na Índia, onde autoridades desmentem boatos, pode ser observado aqui, pois mesmo com o poder público informando que não existiam casos de crianças desaparecidas na região, a população continuou preferindo acreditar na página.
Houve um projeto de Lei que criaria o tipo penal de criação e disseminação de boatos, mas até onde se sabe, não foi pra frente. Fabiane Maria de Jesus, que daria nome à Lei, hoje é apenas o nome da rua onde morava. Os acusados (cujo identificados são infinitamente menores que os participantes do crime) até hoje não foram julgados; sequer sabe-se irão à Júri Popular ou não. Ela tinha déficit mental, mas para os assassinos isso não quis dizer nada e um “retrato falado”, que foi tirado da Internet, foi o suficiente para que fosse possível fazer o “julgamento” se ela era culpada ou não.
Peço desculpas pelo comentário carregado de emoção e revolta. Acredito que enquanto a população não for conscientizada do papel da instituição imprensa e de se procurar a fonte de notícias que chegam por quaisquer meios, continuaremos a ver mais casos de desinformação e criação de notícias falsas.
Ouvindo os comentários iniciais do Douglas Donin sobre a economia comportamental, o estudo das decisões tomadas pelas pessoas lembrei imediatamente de Hari Seldon, o cientista político dos livros da trilogia da Fundação, de Isaac Asimov. É a ficção se tornando realidade!