Neste episódio falamos sobre a pesquisa sobre o uso da Internet no Brasil durante a pandemia coronavírus realizada pelo CETIC.BR (1ª edição: Atividades na Internet, Cultura e Comércio Eletrônico).
Ajude o Segurança Legal a continuar existindo. Visite nossa campanha de financiamento coletivo e nos apoie!
Podcast: Play in new window | Download
Subscribe: RSS
ShowNotes
- Links de resposta ao ouvinte Jonas Galindo
- Relatório da Pesquisa Painel TIC COVID-19
- Vídeo – Lançamento Painel TIC COVID-19 – 1ª edição: Atividades na Internet, Cultura e Comércio Eletrônico
- Slides da apresentação do CETIC
Prezados, parabéns por mais um ótimo episódio. Foram conclusões muito intessantes da pesquisa. Eu também estava na “bolha” que achava que grande parte das pessoas tinha ido para o EAD/Trabalho remoto. Coincidentemente, antes de ouvir esse episódio ouvi o Tecnocracia do Guilherme Felliti (que pode ser lido ou ouvido no Manual do Usuário https://manualdousuario.net/podcast/tecnocracia-36/) em que ele aborda um pouco da intersecção tecnologia e sociedade com os impactos da COVID-19. Recomendo! Apesar de as vezes ser um pouco soberbo, o áudio/texto dele é ótimo e de abrir os olhos, bem como a análise de vocês neste episódio do Segurança Legal. Abraços e continuem o excelente trabalho.
p.s – mês que vem transfiro o meu patronato pro picpay 😉
Olá! Trabalho no Cetic.br com a pesquisa TIC Domicílios e o Painel TIC COVID-19. Queria dizer que vocês mandaram muito bem nesse episódio! Gostei da análise. 🙂
Pequena correção: em algum momento foi citado que os dados de referência de 2018 são de 2017, mas os dados de referências são dos anos indicados, mesmo (2018 e 2019).
Vocês também falaram sobre WiFi vs. banda larga. Esse indicador no Painel TIC COVID-19 refere-se apenas ao tipo de conexão no celular do indivíduo, mas de fato não olhamos, nessa primeira edição, para conexão domiciliar ou para a qualidade da conexão (na TIC Domicílios, sim).
Gostei da ideia de falarmos das próximas edições da pesquisa no podcast. Vamos conversar! 🙂
Parabéns e obrigado!
Excelelente podcast! Eu já tinha citado a pesquisa TIC domicílios 2018 no subitem “inclusão digital e polêmica do projeto internet.org” da minha dissertação de mestrado (em andamento) e já corri para atualizar o trabalho. Quanto ao comentário sobre a tentativa do Facebook em trazer internet “gratuita” para o Brasil (https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2015-04/dilma-anuncia-parceria-com-o-facebook) o Ministério Público Federal emitiu a Nota técnica nº 02/2015 (http://www.mpf.mp.br/atuacao-tematica/ccr2/coordenacao/comissoes-e-grupos-de-trabalho/combate-crimes-cirberneticos/notas-tecnicas/nota-tecnica-no-2) aduzindo, dentre outros pontos, que muitas pessoas sem conhecimento necessário para compreender que a rede social se monetiza com venda de anúncios comportamentais gerados do tratamento de dados seus dados estariam dando seu consentimento. Assim, a suposta “benesse” do Facebook, em verdade, iria aumentar sua receita com a venda de anúncios “relevantes” pela coleta e tratamento de dados de milhões de novos usuários em situação de nítida vulnerabilidade informacional.